terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Livro de Cabeceira - A Jornada do Escritor



Olá, pessoal!

Ainda começando a andar com minhas próprias pernas. Muito obrigada por todos que me inseriram em suas orações. Elas com certeza me deram muito mais confiança!

Bem, como o mês ainda não começou, o calendário de resenhas que descrevi nesse post ainda não está no ar e essa semana ainda estou um tanto quanto livre para falar sobre o que desejar. Por isso, escolhi um livro que tenho estudado desde o início do ano, mas que, por conta do excesso de informações que contém, ainda não consegui concluir.

Seu nome é “A Jornada do Escritor: estrutura mítica para escritores”, de Christopher Vogler, um roteirista que já atuou na Disney, na Fox e na Warner Bros. O livro é baseado no modelo conhecido como “Jornada do Herói”, detalhado por Joseph Campbell no livro “O herói de mil faces”. Seu formato já mostra que é um livro para estudos: a cada capítulo, ele propõe alguns exercícios que, se seguidos, além de aumentar seu conhecimento cinematográfico, irá lhe esclarecer alguns dos tópicos que ele pretende defender.


A princípio, o adquiri por curiosidade. Vários dos filmes nele citados faziam parte de minha lista de favoritos e o estudo de roteiros cinematográficos é uma paixão bem antiga minha. À medida que fui avançando, no entanto, percebi o quanto ele é útil aos escritores em geral, principalmente quando estamos naquele momento inicial de rascunhar o esqueleto de nossa história.

Espero finalizar sua leitura na sexta-feira e, então, poderei citar maiores detalhes, porém, desde já, posso dizer que será um dos meus livros de cabeceira, sempre que sentir a necessidade de um "empurrãozinho criativo”.

No próximo post, irei falar um pouco sobre meu processo criativo, se alguém tiver a curiosidade de dar uma espiada nos bastidores. Quem sabe consigo colocar algumas imagens aqui também?

Boa semana para todos!

Beijo da Nina

Nenhum comentário:

Postar um comentário